Para Android GPS

Chegou o Novo Mapa de Itapetinga totalmente navegavel para o seu celular Android com GPS!
Escaneie com o
seu Android para
acessar estas
instruções direto
no seu celular


Descrição passo-a-passo:

  1. Instale o aplicativo OsmAnd no seu celular Android (Android v. 1.6. "Donut" ou superior requerido), inicie ele sem fazer nada nele e saia de novo.
    A entrada e a saída rápida no/do aplicativo garante que as pastas necessárias para inserir o Novo Mapa de Itapetinga offline sejam instaladas.
  2. Baixe aqui do nosso site o Novo Mapa de Itapetinga para OsmAnd (737 kB, zipado).
    Este é o mapa offline de Itapetinga que permite navegar por Itapetinga sem conexão de internet. É um recorte do mapa do Brasil no OpenStreetMap (OSM), que teria um peso de aprox. 145 MB. Quem tiver tempo e banda suficiente também pode baixar logo o país inteiro pelas próprias ferramentas de download do aplicativo. Na versão "free" do OsmAnd, os downloads de um país inteiro feitos pelo próprio aplicativo são limitados ao número de 15 downloads. Porém, atualizações do mapa de Itapetinga baixadas pelo nosso site (mapaitapetinga.com.br) não contam.
  3. Dezipa o arquivo do mapa de Itapetinga (por exemplo, pelo aplicativo gratúito Androzip) e cole o arquivo extraído (formato *.obf) na pasta "osmand" do cartão de memória do seu celular.
  4. Inicie novamente o aplicativo OsmAnd.
  5. Entre em Configurações > Plugin Manager e ative pelo menos os seguintes subitens:
    -
    Online Maps
    - Serviços de Registro
    - Serviço de segundo plano
    - Advanced settings
    - Osmand development
  6. Volte para a tela principal do aplicativo e entre no mapa. Clique no botão menu do seu celular (geralmente o botão esquerda embaixo da tela) para ver o menu de contexto do mapa. No menu clique em "Definir exibição". Nas definições de exibição clique em "Fonte dos mapas". Nas fontes dos mapas escolha "Mapas vetoriais offline".
    Este procedimento
    ativa o uso do mapa offline de Itapetinga
    , que você acabou de colar na pasta "osmand" (passo 3). Sem esta ativação você não poderá planejar rotas ou usar o seu celular para navegação no trânsito.
  7. Entre em Configuração > Navegação > Modo de transporte: carro > Serviço de navegação e escolhe OsmAnd (offline). 
  8. Pronto! Você já pode usar o Novo Mapa de Itapetinga para GPS no seu celular sem depender de conexão de internet. Ligue o GPS do seu aparelho e espere em lugar com vista para o ceu até pegar a posição. Com posição estabelecida, clique no botão menu do celular e no menu, clique em "Onde estou?". O mapa pulará para a sua posição atual, simbolizado por um símbolo azul.
    Caso usar o GPS pela primeira vez, o primeiro "fix" (processo de achar a posição) pode demorar bastante e precisa obrigatoriamente de uma boa vista ao ceu.  Mas geralmente apos alguns fix, o sinal de GPS é forte o suficiente para funcionar também dentro de carros e dentro de casas revestidas apenas com forro e teto de telhas. Não funciona no interior de edifícios ou dentro de casas com laje. 
  9. Para ver a imagem de satélite de 30 cm de resolução de Itapetinga, entre no mapa. Clique no botão menu do seu celular para ver o menu de contexto do mapa. No menu clique em "Definir exibição". Nas definições de exibição deslize para baixo e clique em "Overlay Map" (mapas sobrepostas). Escolhe "Microsoft Earth". Pronto: agora o seu mapa tem um controle na parte inferior do mapa que permite misturar a imagem de satélite com o nosso Novo Mapa de Itapetinga na proporção que você quiser (entre zero e 100 %).
    Este recurso requer uma conexão de internet apenas ao ver as imagems pela primeira vez. Recomenda-se olhar a cidade inteira ou a região do seu interesse uma vez no início com o nivel de zoom 19. Isto grava as imagens de satélite no seu celular
    e garante que fiquem disponíveis também depois de sair do internet.
  10. Faça o seu celular ainda falar! Para poder usar na navegação o recurso de comandos de voz (tipo "em cem metros vire esquerda e depois direita"), alguns ajustes ainda são necessários. Entre primeiro nas configurações gerais do Android do seu celular (não da app OsmAnd): Configurações > Entrada e saída de voz > Saída de voz > Configurações de texto para voz > Instalar dados de voz
  11. Instale o aplicativo de síntese de fala em espanhol (incrivel que parece, mas no momento (08/04/2013) não existe para português!!!), caso não esteja instalado ainda.
    Não se preocupe, na app Osmand os comandos serão em português, com leve sotaque espanhol.
  12. Ainda em Configurações > Entrada e saída de voz > Saída de voz > Configurações de texto para voz, assinala a opção "Sempre usar as minhas"
  13. Entre em Configurações > Entrada e saída de voz > Saída de voz > Configurações de texto para voz > Idioma, e escolhe o espanhol caso esteja com mais que um idioma instalado.
  14. Ajuste em Configurações > Entrada e saída de voz > Saída de voz > Configurações de texto para voz > Velocidade da fala  a velocidade ao valor "rápida" ou "normal".
  15. Clique em Configurações > Entrada e saída de voz > Saída de voz > Configurações de texto para voz > Ouvir um exemplo para ouvir se a fala do seu celular funciona. Uma voz feminina deve falar uma frase exemplar em espanhol.
  16. Volte para o aplicativo Osmand e entre nas configurações: Configuração > Dados offline > Voice data (TTS) e escolhe o pt-tts. Além do português, o aplicativo inevitavelmente ainda baixará um mapa mundial básico que mostra apenas maiores cidades e os limites dos continentes.
  17. Depois da instalação do sintetizador em português, entre em Configuração > Navegação > Modo de transporte: carro >  Instruções por voz e escolhe o pt-tts (português).
  18. Entre em Configuração > Desenvlvimento OsmAnd > Testar comandos de voz para testar se o seu celular fala portugues. Escolhe o idioma pt-tts e clique depois nos comandos em inglês. Se tudo deu certo, o seu aparelho traduz estes comandos para o português e fala eles em voz alto (inevitavelmente com sotaque espanhol). Ajuste a velocidade nas configurações do Android, caso não gostar dela.

 

7 comentários:

  1. Nunca imaginei que encontraria um trabalho tão bem feito de itapetinga! Continuem fazendo esse maravilhoso trabalho.

    Mateus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mateus. Estamos à sua disposição.

      Excluir
  2. Sou Oficial de Justiça e esses mapas ajudam muito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Como você criou o arquivo em .obf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Marcos. Eu uso o OsmAndMapCreator 1.1.0. Antes baixo no programa JOSM os dados OSM das regiões que serão o meu mapa no meu computador e salvo tudo sob o formato .osm . Este já é o template que o OsmAndMapCreator precisa. Só mandar ele gerar o arquivo .obf a partir do .osm que você gerou.
      Boa sorte!

      Excluir
  4. Amigo Adm boa noite, qual programa vc usou para fazer o mapa em extensão .OBF, pois estou usando o OpenMapCreator mas ta dando erro quando eu tento abrir o arquivo obf no Osmand.
    Se você puder me explicar como conseguiu eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem anônimo. Por favor veja a minha resposta que dei ao Marcos (o post anterior), aí esta escrito como proceder e qual é o programa que gera o arquivo .obf. Qualquer coisa mande pra mim o arquivo que deu erro, posso ver se no meu phone funciona: ibbrasil@gmx.de

      Excluir