Chegou Imagem de Satélite de Itapetinga em boa resolução

Faz poucos dias que foi liberado no BingMapas da Microsoft uma imagem de satélite de boa resolução (cada pixel corresponde cerca de 30 cm na terra), colorida e relativamente recente de Itapetinga, gravada no dia 11/12/2010. A qualidade e a resolução da imagem são superior da imagem no concorrente GoogleMapas.
http://br.bing.com/maps/?v=2&cp=-15.250431~-40.254868&lvl=15&dir=0&sty=h&form=LMLTCC

Usando este link, também da para ver baixa qualidade do mapeamento das ruas e rodovias no BingMapas, que em quase nenhum lugar tem uma sobreposição com a realidade encontrada na imagem de satélite.

Conforme o convenio que o projeto Openstreetmap (OSM) tem com o Microsoft, esta imagem é liberado para redesenho para os contribuintes do OSM. Através deste redesenho no OSM, do cedimento destes dados redesenhados para a comunidade do OSM, e da atribuição da fonte (OpenStreetMap e contribuintes) em publicações, estes dados geográficos obtidos a partir da imagem da Bing podem ser usados sem ferir os direitos autoriais de ninguém.
 


O autor deste blog é um dos contribuintes deste projeto de mapeamento mundial comunitário que já tem mais que 1 milhão de contribuintes e já mapeou grandes partes de Itapetinga somente com o GPS (obrigado também a Manoel Henrique Fernandes pelas valiosas contribuições de pontos de interesse público e dados geográficos). Comparei o georeferenciamento da nova imagem da Bing com as minhas gravações de GPS e na minha opinião, ela está bem referenciado e pode ser usado sem maiores correções para o redesenho. Somente a imagem mais velha (ca. de 2005) que eventualmente ainda aparece no extremo leste de Itapetinga (a partir da azaleia) continua bastante deslocado e teria que ser corrigido, caso preferir usar para redesenho.
Sem dúvida, esta nova imagem trará muitos benefícios para a comunidade local e academica de Itapetinga, pois traz muitos detalhes antes não vistos que podem ser usados para a localização e mapeamento de casas, estabelecimentos comerciais, lagoas, acudes, árvores, florestas, rios, riachos etc. no mapa do OSM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário