Maior zoom em mapas à base do Openstreetmap (Mapbox) disponível

Quem já observou atentamente os limites e as restrições do mapa original do OpenStreetMap (no site openstreetmap.org), lugar em qual estamos fazendo o mapeamento do Novo Mapa de Itapetinga, deve ter percebido que nos centros das cidades e em outros bairros com alta densidade de edificações fica difícil ver todos os estabelecimentos mapeados, mesmo com maior aumento escolhido. No mapa original do OpenStreetMap, o nível mais alto do zoom é
18 (numa escala que mostra a terra inteira no nível 1 e mais detalhes possíveis no nível 18).

A empresa MapBox é especializada em desenhar mapas a partir do banco de dados aberto do OpenStreetMap. Um dos atrativos que a empresa oferece para os seus clientes (que são principalmente páginas de serviços de mapas no internet) é um nível de zoom superior (nivel 19) que facilita visivelmente o desenho de detalhes nos centros das cidades, por exemplo em Itapetinga. Compare aqui:
Praça Augusto Carvalho, no maior aumento disponível, em mapas que usam os dados do projeto OpenStreetMap. Esquerda: MapBox Streets, (zoom 19); direita: Mapnik OpenStreetMap original (zoom 18).
O que também chama a atenção é que o mapa do MapBox Streets é quase nu: apesar de um maior zoom no nível 19, ele carece de informações sobre pontos de interesse (POIs), o que predestina o uso destes mapas a soluções individuais que sobrepõem sobre este mapa nu apenas informações especiais do respectivo serviço de mapas.
Um dos melhores serviços de mapas já vistos que usa os novos mapas do Mapbox é o Wheelmap.org., o mapa internacional de acessibiliade para cadeirantes. Neste blog já apresentamos este serviço em uma postagem e uma página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário