Aniversário de 10 anos do OpenStreetMap, a base do Novo Mapa de Itapetinga

Em nove de agosto de 2004, o inglês Steve Coast inaugurou o OpenStreetMap (OSM) com o registro do domínio openstreetmap.org, inicialmente apenas como uma plataforma experimental para a hospedagem e construção de mapas abertos e gratúitos da inglaterra. Os mapas digitais da época, por sinal, eram todos pagos, inclusive aqueles elaborados com recursos públicos. Inconformado com esta situação, Coast tomou a iniciativa para resolver o problema na forma dele: "Não existe ainda um mapa gratúito aberto para todos? Então faça um você mesmo!".
Uma década depois, o OpenStreetMap virou um mapa participativo aberto de alcance mundial com mais de 1,7 milhões de contribuintes, com cobertura que em alguns paises europeios já supera o detalhamento de qualquer concorrente comercial.

O histórico do nosso site mapaitapetinga.com.br é semelhante em vários aspectos. Quando chegamos em Itapetinga no ano 2010, os mapas existentes eram de cobertura e georeferenciamento ruim e desatualizados, nem falar de mapas digitais cuja base de dados era livre e publicamente acessível. Usando o mesmo lema de Steve Coast, começamos construir na plataforma do OSM o nosso novo mapa independente da cidade saindo literalmente da estaca zero. Aproveitamos as muitas viagens com GPS ligado nas ruas itapetinguenses para conhecer a cidade, os nomes das ruas e os pontos interessantes e para disponibilizar e compartilhar estes conhecimentos livremente com o resto do mundo. Hoje o Novo Mapa de Itapetinga no OSM é o mapa mais atualizado da nossa cidade que pode ser acessado pela internet. Continuamos adicionando os novos bairros assim que eles surgem (veja aqui o último) e mapeando os já existentes cada vez mais detalhados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário